EB1 de Vilarelho :: alunos do 4.º ano :: Projeto Eureka (Ciências Experimentais)

Na passada quarta-feira, dia 24 de janeiro de 2018, durante a tarde, os alunos do 4.º ano, da EB1 de Vilarelho, visitaram o laboratório do pavilhão N, da EB23S Sidónio Pais, sede do Agrupamento, para participarem no projeto Eureka, um espaço e um tempo dedicados às ciências Experimentais.
A responsável do projeto, professora Antonieta, após dar as boas-vindas ao grupo de alunos, falou-lhes sobre a curiosidade científica, qualidade imprescindível aos cientistas e ao avanço científico. De seguida, falou sobre várias ciências entre as quais a Biologia, que se dedica ao estudo de todas as formas de vida. De imediato, passou a explicar as várias ferramentas de trabalho existentes no laborário, bem como as suas funções. A propósito do açúcar, do perigo que constitui para a saúde e da sua presença em todos os alimentos, a professora Antonieta levou os alunos a colocarem umas gotas de um marcador químico sobre um pedaço de pão, verificando-se a sua mudança de cor pela presença do açúcar. Finalizada e explorada esta primeira experiência, a professora Antonieta conduziu os alunos até ao microscópio binocular onde puderam observar duas preparações: uma com fibras vegetais e outra com uma mosca da fruta. 
Foi uma tarde fantástica passada no ambiente mágico do laboratório de ciências. Esta foi uma experiência que os pequenos cientistas jamais esquecerão. Agradecemos à professora Antonieta e à Câmara Municipal de Caminha, pelo transporte. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão