EB1/JI de Venade - Pão-por Deus




Inserido no tema Aglutinador do Agrupamento “Valorizar o que é nosso”, a EB1/JI de Venade tomou por missão dar a conhecer e consciencializar os seus alunos/crianças para os Costumes e Tradições que fazem parte da nossa identidade e história. Assim, chegado o Outono e o tempo mais frio, é tempo de preparar a época dos Santos e, só depois, a Quadra Natalícia.
O dia de Todos os Santos, após o fatídico 1 de novembro de 1755 que assolou o nosso país e sobretudo a nossa capital com um destrutivo terramoto e maremoto, viu surgir um Costume e uma Tradição que revelava o lado mais solidário da nossa sociedade, o Pão-por-Deus.
Dias antes do dia 1 de novembro, com os primeiros produtos das colheitas, os frutos secos, o mel e as ervas da nossa terra preparavam-se, entre outras coisas, pãezinhos doces para serem distribuídos e ofertados aos mais necessitados, sobretudo às crianças que andavam bem cedo, antes das missas, de 
porta em porta:

“À senhora que está lá dentro 
  Sentada num banquinho “
  Faz favor de s’alevantar
  Para vir dar um pãozinho”

Com o passar dos tempos, a Tradição foi-se perdendo e esta componente do Património Imaterial Português, esquecida. 
Com uma pequena encenação e distribuição do Pão-por-Deus pelos presentes, lembraremos aos mais esquecidos e contaremos aos mais distraídos, a história desta belíssima parte do nosso Património.
 












Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão