EB1 de Vilarelho visita o Centro de Saúde de Caminha

Hoje, dia 30 de maio, durante a tarde, os alunos dos 3.º e 4.º anos da EB1 de Vilarelho visitaram o Centro de Saúde de Caminha. Esta visita resultou de um convite apresentado pela coordenadora do Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR), do Centro de Saúde de Caminha, enfermeira Olga Leite, e pelos enfermeiros estagiários Liliana Gonçalves e Hugo Gonçalves, e enquadrou-se na XI Semana dos Direitos da Criança, promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e pela Câmara Municipal de Caminha. 
A visita iniciou-se pelo espaço de atendimento aos utentes do Centro de Sáude, no qual as crianças puderam ver os vídeos das canções alusivas aos Direitos da Criança, enviados pelas EB1s de Vilarelho, Moledo e Caminha. 

A nossa canção foi inspirada no 7.º Direito que diz: "Toda a criança tem direito a receber educação gratuita e de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas competências. E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!"

Quer conhecer o texto da Convenção sobre os Direitos da Criança? Ela foi aprovada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas, em 20 de Novembro de 1989, e ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990. Para ler o texto da Convenção, clique aqui.

Ainda no mesmo espaço, os alunos apresentaram cada um dos Direitos (princípios) da Criança aos utentes que aguardavam o seu atendimento médico, aos quais foi oferecido um Direito ilustrado. De seguida e sempre acompanhados pelas enfermeiras Olga e Liliana, e pelo enfermeiro Hugo, os alunos visitaram os consultórios médicos, as salas de tratamentos e a sala onde as futuras mamãs se preparam para o parto, onde foi feita a "foto de família".
A visita terminou com uma surpresa saborosa: um cesto cheio de cerejas deliciosas.


O nosso agradecimento à senhora enfermeira Olga Leite e aos enfermeiros estagiários Liliana Gonçalves e Hugo Gonçalves, pela forma competente e dedicada como nos falaram e mostraram os vários espaços e serviços do Centro de Saúde Caminha. Fica, também, o nosso agradecimento à Câmara Municipal de Caminha, pela cedência do transporte.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão