EB1 de Vilarelho ::: Visita de Estudo ao Museu do Brinquedo Português (PLima) e à Barragem do Alto Lindoso (PBarca)

Na passada sexta-feira, dia 19 de maio de 2017, a EB1 de Vilarelho realizou uma visita de estudo ao Museu do Brinquedo Português, em Ponte de Lima, e a Barragem do Alto Lindoso, em Ponte da Barca. Da visita e para além dos alunos, participaram docentes, assistentes operacionais, pais e avós, num total de cinquenta e uma pessoas.


A parte da manhã foi destinada a um passeio pela ecovia que liga a ponte rodoviária à ponte gótica de Ponte de Lima e à visita ao Museu do Brinquedo Português que se localiza na vila anteriormente referida. O Museu foi uma muito agradável surpresa e a alegria e interesse das crianças e dos mais velhos foi notória.

O almoço-piquenique realizou-se na Porta do Mezio, do Parque Nacional da Peneda-Gerês, com um cenário lindíssimo marcado por uma tranquilidade que nos contagia.

Findo o almoço e efetuado o percurso até à Barragem do Alto Lindoso, deu-se início à visita guiada às instalações subterrâneas da Central, após percorrermos um túnel, em descida, com mais de dois quilómetros de estensão, um espaço marcado pela capacidade construtiva do Homem, neste caso, vocacionada para a produção de energia elétrica. 


De seguida, e concluindo a visita, dirigimo-nos a um local privilegiado de observação da albufeira e da barragem, tendo-nos sido possível observar a abertura das comportas e a libertação de um fortíssimo jato de água que alimentou o caudal do rio Lima. 
Já na viagem de regresso, ainda foi feita uma paragem, para lanchar, na vila de Arcos de Valdevez, tendo a Associação de Pais oferecido um gelado. Cerca das 19:30 horas, chegámos a Caminha cansados mas felizes por termos vivido um dia fantástico.
Agradecimentos são devidos à empresa BorgWarner, por nos ter patrocinado o transporte para a visita de estudo, à MAPFRE Seguros e ao Miguel Ferreira, pela oferta de bonés para todos os alunos, às funcionárias do Museu do Brinquedo Português pela cordialidade com que nos receberam, à EDP e ao guia (Igor) que nos acompanhou durante a visita às instalações subterrâneas da Central Hidroelétrica e à Associação de Pais da nossa escola, por ter sido um parceiro de excelência na concretização desta visita de estudo que, estamos certos, ficará na memória dos nossos alunos e de todos os adultos.
Para ver o álbum fotográfico completo, clique aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão