EB1 de Vilarelho :: Saúde Oral com o Centro de Saúde de Caminha

Hoje, dia 15 de março de 2017, ao fim da manhã, a nossa escola foi visitada pela senhora Enfermeira Carla, do Centro de Saúde de Caminha, que nos veio falar da "Saúde Oral". 
Durante a sessão de trabalho, a senhora enfermeira falou-nos dos nossos dentes, da dentição de leite e da dentição definitiva, dos diferentes tipos de dentes e das suas funções, assim como das diferentes partes que formam um dente.
De seguida, explicou-nos que uma alimentação errada e a falta de higiene da boca podem provocar, nos dentes, o surgimento da cárie dentária, a qual, se não for devidamente tratada pode levar à extração dos dentes sendo que, depois disso, se torna muito mais difícil mastigar.
Assim, é muito importante fazer uma alimentação equilibrada (em que os doces devem ser muito raros), bem como lavar os dentes, se possível, três vezes por dia, com movimentos circulares da escova e utilizando um dentífrico rico em flúor. A escova deve ser trocada assim que as cerdas comecem a apresentar sinais de se estarem a curvar ou a estragar.
A senhora enfermeira Carla é uma amiga da nossa escola de há muitos anos, a quem muito agradecemos a competência e a preocupação que sempre manifesta em fazer de nós pessoas saudáveis.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão