EB1 de Vilarelho ::: Visita de estudo ::: Planetário de Espinho e Viagem no Douro

Ontem, dia 7 de maio de 2015, quinta-feira, com o patrocínio da Associação de Pais do nosso estabelecimento de ensino, foi possível proporcionar a todos os nossos alunos, na companhia de muitos familiares, uma inesquecível visita de estudo ao Planetário, em Espinho, e uma viagem de barco pelo rio Douro que permitiu ver seis pontes.
O Planetário possui um novo sistemas de projeção digital de alta resolução, um projecto único e inovador. O novo sistema digital no Planetário, permite uma projecção a 360º, que rodeia por completo o espectador com imagem, numa verdadeira experiência imersiva, tornando o Planetário num equipamento ainda mais eficaz e apelativo, conferindo-lhe simultaneamente uma enorme flexibilidade. Toda a cúpula do planetário é preenchida com imagem em movimento, em alta resolução, contraste e brilho. Permite projectar conteúdos pré-elaborados (filmes), bem como imagem gerada em tempo real, graças ao simulador que o integra, que nos permitiu fazer uma viagem pelo nosso Universo. Acompanhámos o movimento de um planeta, viajámos pela Terra, pelo Sistema Solar, fomos ao encontro de um cometa, viajámos até ao exterior da nossa galáxia e observámos a sua estrutura.
Na ribeira do Porto embarcámos e seguimos viagem rumo às seis pontes. Neste cruzeiro, além de uma rica e espectacular paisagem, admirámos sobretudo as seis pontes que fazem a conexão entre o Porto e Vila Nova de Gaia. Saímos do cais e começamos a observar a Ribeira, a Ponte D.Luís I, o Mosteiro da serra do Pilar, a Ponte do Infante, a Ponte D.Maria Pia, a Ponte de S.João e a Ponte do Freixo. Chegando à ponte de S. João, voltámos novamente para trás podendo admirar assim a deslumbrante cidade do Porto, Património Mundial. Depois de já termos passado a Ponte de D. Luís I, navegámos mais um pouco em direção ao mar para ver a Ponte da Arrábida. Daqui não pudemos deixar de nos maravilhar com a linda terra de pescadores, a Afurada. Pudemos desde logo lançar um olhar sereno sobre a barra e deparámo-nos com uma incalculável beleza do rio e mar que se misturam e entrelaçam como algo que faz parte de uma só vida.
Os nossos agradecimentos à Associação de Pais da EB1 de Vilarelho por ter tornado possível este dia fantástico que permanecerá gravado, na nossa memória, durante muitos anos.