Horta Biológica/Compostagem no Centro Escolar de Vilar de Mouros


A Horta Pedagógica está inserida num conjunto de atividades de educação ambiental, sendo destacado um espaço dedicado à compostagem.
Na nossa escola, temos uma horta pedagógica e um compostor, onde colocamos, os resíduos orgânicos resultantes das nossas refeições.
 
Com esses resíduos, fazemos composto para colocar nas plantações dos produtos hortícolas.


 
 
 

Iniciamos a preparação do composto, fomos apanhar folhas e ramos secos à volta da escola.

De seguida, colocamos no fundo do compostor uma camada de ramos cortados, para permitir a ventilação e o escoamento de água. Na camada seguinte, misturamos restos de vegetais e frutas da cantina e minhocas para ajudar no processo da compostagem. Esta situação, permite-nos observar como a matéria orgânica se decompõe, produzindo adubo natural, para que os produtos semeados na horta sejam mais saudáveis.
 














 
 

 
 

 
 
Até ao final do ano temos o compromisso de recolher restos de vegetais e frutas da nossa cantina e das nossas casas para encher o compostor.



 
            É uma atividade que gostamos de executar, pois permite-nos contactar com o meio ambiente e verificar os benefícios que podemos retirar da agricultura biológica, assim como, praticar a política dos 3R’s, ou seja, reduzir, reutilizar e reciclar.
Aprendemos e refletimos sobre várias coisas, desde a política dos 3R’s, à agricultura biológica, ao ciclo da matéria orgânica e aos materiais a compostar e a não compostar.
Para fazer a Horta, foi necessário preparar primeiro o terreno, e só depois deitamos o composto para adubar a terra ( fertilizante natural). 
 
 
 
 

 
 
 


A Srª Lúcia é uma agricultora experiente, falou da sua experiência na agricultura e na horta, demonstrou como os seus conhecimentos são úteis para a plantação de couve, alface, cebolinho, tomates, abobora, e de sementeiras de feijão, ervilhas, etc.
Desde a preparação da terra em regos, ao espaçamento regular das plantas, até à colocação das sementes e dos vegetais, todos experimentamos plantar e semear os diversos produtos hortícolas.
Já temos comido alguns produtos da nossa horta. São deliciosos e não foram cultivados com a ajuda de produtos químicos. É bom para a saúde e para o ambiente.
Os trabalhos no campo obedecem ao compasso do tempo, mas também seguem regras próprias, muito experimentadas, que passaram sucessivamente de geração em geração até aos nossos dias.
Conciliando técnicas da agricultura tradicional com a valorização orgânica dos resíduos domésticos, de acordo com o calendário agrícola, outras pessoas da comunidade escolar e educativa, com experiência na agricultura podem colaborar na realização destas atividades, continuando a elaboração da horta com os seus saberes práticos. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão