EB1 de Venade vence 2.º Prémio no Concurso Nacional Missão Up – Galp Energia

A EB1 de Venade venceu o 2.º prémio no concurso nacional “Missão Up” promovida pela Galp Energia e esteve presente, com alguns dos alunos do 4.º ano do agrupamento, na cerimónia de entrega de prémios que decorreu no parque temático KidZania, no Dolce Vita Tejo, em Lisboa. 
A EB1 de Venade optou por criar 4 Brigadas: Pegadinhas; Eco Hortícolas; Resíduos e Correntes de Água. Todas as ações promovidas pelas Brigadas estavam inseridas no Plano de Promoção da Eficiência no Consumo e tiveram como objetivo estimular a utilização racional do uso da energia. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, questões do tema da eficiência energética nas rotinas da escola e das suas famílias. Desenvolveram campanhas sensibilizadoras e de relevância a toda a comunidade escolar, para questões de eficiência energética e para a sustentabilidade do planeta Terra. 
De destacar a importância dada à questão da Pegada Energética em que os alunos adotaram um questionário para determinar comportamentos e distribuíram-no pelas suas famílias. No final da ação, os alunos organizaram uma mini conferência e apresentaram os resultados (frutos da análise estatística) à comunidade escolar. 
Outras ações que se distinguiram: campanha de sensibilização sobre reciclagem (folhetos e cartazes); criação e manutenção de compostor e entrevistas sobre hortas biológicas junto do Vereador de Educação do Município e Presidente da Junta de Freguesia de Venade; Os alunos foram conhecer o moinho do Inverno na freguesia de Argela, o seu funcionamento e produziram um vídeo sobre a energia hídrica. 

Em nota de imprensa, a Galp Energia informa que a edição deste ano do concurso Brigadas Positivas da Missão UP, que distinguiu os melhores projetos escolares de sustentabilidade realizados no ano letivo 2012/2013, contou com a participação de 115 mil alunos, 8.250 professores e 1.720 escolas de todo o País. 

Caso queira conhecer mais sobre estes projetos visite o “VENADE CANAL”, na MEO, no canal número 596505. 

 A EB1 de Venade agradece a todos os que fizeram parte deste projeto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão