Hoje, na EB1 de Venade, encerrámos o projecto "Caminha numa folha - 5000 folhosas". Depois de um trabalho de preparação que reuniu os senhores presidentes das Juntas de Freguesia de Argela, Azevedo e Venade, o gabinete florestal da Câmara Municipal de Caminha e a nossa escola, foi possível plantar 50 árvores em Argela, 250 em Azevedo e 250 em Venade, num total de 550 árvores.
Neste projecto, os nossos alunos experimentaram o contacto com a biodiversidade e assumiram, de mãos dadas, a enorme tarefa de colaborarem na recuperação do património ambiental do concelho. A escolha das folhosas (castanheiros, carvalhos, sobreiros, azinheiras, etc.) ficou a dever-se ao facto de, ao arderem com mais dificuldade, exercerem um efeito retardador nos incêndios florestais, ao contrário do que acontece com as resinosas.

Este projecto finalizou hoje, de forma emblemática, com a colocação de duas olaias no passeio fronteiro ao nosso estabelecimento de ensino e de uma cerejeira no recreio. Esta última veio juntar-se às duas que lá colocámos há dois anos, com a diferença de que esta nos presenteará com as suas cerejas ao contrário das outras que são apenas ornamentais (de jardim). Mais uma vez, tivemos connosco o senhor Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Venade, os senhores José e Armindo (funcionários da Junta), a Dra. Amélia, técnica do gabinete florestal, e o apoio incondicional da Câmara Municipal de Caminha.

Finalizada a implementação deste projecto, fica-nos a satisfação de verificarmos nos nossos alunos uma sensibilidade ambiental mais profunda e um conhecimento mais sustentado sobre a diversidade biológica - a Natureza VIVA.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão