Homenagem ao dever cumprido e à esperança


A primeira fase do saber, é amar os nossos professores. Erasmo


Hoje, quarta-feira, realizou-se no restaurante Remo, em Caminha, um almoço comemorativo do encerramento deste ano lectivo, que envolveu dezenas de docentes do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar do nosso Agrupamento.
Para além de celebrar a dedicação e o empenhamento com que este grupo de docentes desenvolveu o seu trabalho durante o ano lectivo recentemente terminado, foi prestada homenagem às colegas que deram por findo o seu desempenho docente e passaram para situação de aposentação.
Durante mais de trinta anos, em condições que, nos dias de hoje, nos pareceriam inacreditáveis, estas docentes dedicaram o melhor das suas capacidades à mui nobre tarefa de educar e instruir as largas centenas de crianças que lhes foram confiadas.
Durante mais de trinta anos, não se deixaram abater pelas distâncias a percorrer, pela escassez de meios e recursos, pela indiferença com que as questões da educação foram, pelos sucessivos poderes, tratadas.
Durante mais de trinta anos, depositaram sementes de sabedoria em terreno fértil. Da esmagadora maioria dessas sementes, brotaram homens e mulheres que, nos dias de hoje, defendem a paz, a solidariedade e o respeito pelo outro, no exercício das suas profissões e da sua vida pessoal.
Durante mais de trinta anos, deram o seu exemplo de mulheres e mães, acolhendo no seu regaço tantas crianças carentes de carinho e amor.
Por isso e para todos aqueles que, com alguma emoção, recebemos das suas mãos o testemunho da docência, o seu exemplo servirá de guia e inspiração de forma a que, as crianças que nos forem confiadas, continuem a dispor do carinho e da compreensão imprescindíveis à actividade educativa com pessoas de tão tenra idade.
Para os amigos não há despedidas.
Apenas, até sempre.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão