No dia 21 de Maio, quarta-feira, tivemos uma visita de estudo. Saímos da escola, fomos de autocarro e partimos em direcção ao Porto. Quando chegámos, andámos às voltas para ver se encontrávamos o caminho para irmos ao Regimento de Artilharia n.º5, na Serra do Pilar. Assim que chegámos, fomos ao quarto de banho e depois fomos recebidos pelo Sargento Ajudante Pereira, que foi o nosso guia. Lá dentro, vimos armas, medalhas, a estátua de D. Afonso Henriques, outras estátuas, capacetes, escudos, espadas, o livro das ordens de serviço, bandeiras, maquetas, as bolas dos canhões, etc. Estivemos sentados num claustro e o Sargento explicou-nos que, atrás de nós, estavam enterrados monges. Contou-nos que o oito era especial para os monges e que, deitado, significa o infinito. Como nos estávamos a portar muito bem, o Sargento levou-nos ao zimbório. Para lá chegarmos tivemos de subir muitas escadas mas valeu a pena porque vimos uma linda paisagem. Descemos, continuámos a visita, vimos canhões, os carros dos soldados, um monumento com os nomes das pessoas que morreram nas guerras e, para finalizar, fomos ver como era uma caserna por dentro. Ao sairmos, vimos os soldados a marchar.

De novo no autocarro, fomos até ao Palácio de Cristal. Lá, almoçámos na companhia de pombas, galinhas e um pavão. No fim do almoço, brincámos no parque e depois fomos para o cais para andar de barco. Subimos a um Barco Rabelo e fizemos a travessia das 6 pontes, mas só passámos por 5.

Foi muito divertido!
À vinda, comemos um gelado.

Daniela, Inês, Edgar, Marta, Daniel, Samuel, Matilde, Cláudio, Marina, Duarte e Jéssica
(Texto colectivo, 1º e 2º anos)