EBS do Vale do Âncora :: Exercício público de sensibilização para o risco sísmico (A TERRA TREME) e simulacro de evacuação :: 15112019

O exercício nacional A TERRA TREME realizou-se, na EBS do Vale do Âncora e por todo o país, no passado dia 15 de novembro, pelas 11h15. Esta iniciativa foi promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procurou chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. Teve a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes foram convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. 


Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente? Os alunos ficaram a conhecer ou relembraram os procedimentos que devem adotar antes, durante e depois de um sismo. 
Terminado o “sismo”, os alunos do 1CEB realizaram um simulacro de evacuação, o qual permitiu avaliar a eficácia dos protocolos estabelecidos e confirmar que, em menos de 2 minutos, foi possível a mais de 100 alunos e docentes saírem das salas de aula e do edifício escolar e concentrarem-se, no exterior, no ponto de reunião pré-definido. 
Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL! 
 EBSVA - GabCom

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão