Projeto “UMMAR de Trabalhos” – Atividade 2 – Visita ao MAR para escutar uma LENDA

Ontem, dia 16 de novembro de 2018, Dia Nacional do Mar, durante a manhã, decorreu a segunda atividade do Projeto “UMMAR de Trabalhos” que está a ser desenvolvido pelas turmas do 3.º ano, da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, sob orientação dos professores titulares Marília Rodrigues e António Garrido. Nesta atividade, associaram-se ao projeto a turma do 2.º ano, da Prof. Cidália Barroso, e a turma do 4.º ano, da Prof. Idalina Pinto. O Prof. Flamiano Martins, Coordenador da Escola, também participou na atividade, partilhando com os alunos os seus vastos conhecimentos sobre a fauna e a flora do rio Âncora e do seu sapal. Os alunos saíram da escola pelas 9:45 horas, na companhia de docentes e assistentes, e dirigiram-se à entrada do Passeio Dr. Francisco Sampaio, um troço de ecovia inaugurado no dia 29 de setembro, passado. 
A entrada na ecovia significou a entrada no sapal do rio Âncora e permitiu a observação de diferentes espécies de árvores, as quais foram devidamente identificadas. Os alunos também puderam escutar os sons produzidos pelos vários animais que habitam o sapal, nomeadamente o coaxar das rãs. 
O atravessamento do rio Âncora foi realizado pela ponte que se encontra integrada na ecovia e, aí, os alunos puderam observar uma levada e um moinho de água, já na freguesia de Âncora. A caminhada continuou pela ecovia até um espaço de lazer que se encontra junto ao campo do Âncora Praia Futebol Clube, onde os alunos puderam lanchar. Terminado o lanche, os alunos rumaram às dunas não sem antes observarem um pato doméstico, uma garça branca pequena e uma garça real, que se encontravam na margem do rio Âncora. Chegados ao passadiço que se encontra sobre as dunas, os alunos puderam observar o estorno, o lírio-das-areias, o cardo marítimo, o chorão e a austrália, sendo estas duas últimas, espécies invasoras. 
Sempre na companhia dos sons do mar, os alunos sentaram-se no passadiço sobre as dunas e escutaram a segunda lenda do livro “Lendas do Mar”, de José Jorge Letria, com o título “Grão a grão se trava o mar” e que narra precisamente o aparecimento das dunas. 
Embora o mar e o sol convidassem a ficar mais algum tempo, chegou a hora de regressar à escola fazendo o trajeto inverso, espaço no qual entraram pelas 11:45 horas. Avaliando a atividade, verificou-se o enorme interesse e atenção despertados nas crianças pelos múltiplos conteúdos trabalhados e a forma como o contacto direto com a Natureza favoreceu a realização de aprendizagens significativas e duradouras.
Para ver o álbum fotográfico completo, clique aqui.

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