EBS do Vale do Âncora :: A Festa do Magusto e o Hastear da Bandeira Eco-Escolas

Hoje, dia 15 de novembro de 2018, durante a manhã, decorreu na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, a festa do Magusto e o hastear da Bandeira Eco-Escolas. Para esta atividade foram convidados e estiveram presentes quase duas dezenas de idosos do Lar do Centro Social de Vila Praia de Âncora. 

Cerca das 9:30 horas foi aberta a Feira de S. Martinho, organizada pelas turmas do Ensino Básico (2.º e 3.º Ciclos) com o imprescindível apoio dos pais e encarregados de educação que se fizeram representar em grande número. Relativamente à participação de cada turma na feira, a verba arrecadada será dividida em duas partes iguais, destinando-se uma delas a custear despesas com visitas de estudo ou outros projetos pedagógicos e a outra ao Projeto de Reforço Social do Agrupamento, o qual apoia alunos carenciados. 
Cerca das 9:45 horas foi hasteada a Bandeira Eco-Escolas, cerimónia a que se seguiram as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Miguel Alves, da Presidente da Associação de Pais “Pais na Escola”, D. Flora Alvarenga e da Diretora do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, Prof. Maria Esteves. O Prof. Flamiano Martins, Coordenador da Escola, encerrou a cerimónia fazendo votos de que a paixão pelo ambiente continue viva e convidou todos os presentes a regressarem ao espaço da feira de S. Martinho e a continuarem as suas compras. 
Às 10:45 horas, as turmas do 1.º Ciclo formaram um enorme coro e, acompanhadas pelos senhores Vítor Lourenço, no cavaquinho, e Manuel Dantas, na concertina, entoaram canções alusivas ao Magusto, ensaiadas na aula de Educação Musical pela Prof. Manuela Moura. 
Às 11:15 horas começou a arder a fogueira do magusto, acompanhada pelos sorrisos dos alunos, pelo estalar das castanhas e pelos saltos dos mais corajosos, sempre sob o olhar atento dos docentes e assistentes. 
A degustação das castanhas deu lugar a um excelente momento de convívio marcado pelas tentativas de “ensarranhar” tudo e todos, a que praticamente ninguém escapou ileso. 
Por último, fica o agradecimento a todos os que tornaram possível esta iniciativa e a todos os que estiveram presentes e testemunharam que a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora é um espaço de conhecimento, paz, felicidade e partilha.

Para ver o álbum fotográfico completo, clique aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão