EB1 de Vilarelho – visita de estudo ao Parque Eólico da Espiga

Hoje, dia 26 de outubro de 2016, durante a tarde, os alunos, docentes e assistentes operacionais da EB1 de Vilarelho, realizaram uma visita de estudo ao Parque Eólico da Espiga que se situa nas freguesias de Moledo e Azevedo, tendo sido o transporte da responsabilidade da Câmara Municipal de Caminha. Esta visita de estudo integra o Plano Anual de Atividades do estabelecimento de ensino cujo tema, para o corrente ano letivo, é “Valorizar o que é Nosso – Sustentabilidade e Desenvolvimento”.

O Parque Eólico da Espiga é constituído por três aerogeradores perfazendo uma capacidade média instalada de 6 MW. Cada aerogerador é composto por uma torre de sessenta e quatro metros de altura, uma “nacelle” e três pás de 34 metros de comprimento, cada. A energia elétrica gerada em cada aerogerador chega ao posto de seccionamento, através de uma rede de cabos enterrada que se estende ao longo dos acessos, sendo então injetada na rede pública. A produção média anual do parque eólico é de 15,6 GWh, o que equivale aproximadamente a um terço do consumo de energia elétrica do concelho de Caminha. 
O Parque Eólico da Espiga poupa cerca de 10 mil toneladas por ano de emissões de dióxido de carbono (CO2) e, de outros gases de efeito de estufa, que seriam libertados para a atmosfera pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) em centrais termoelétricas. 
A EB1 de Vilarelho agradece a imprescindível colaboração da Câmara Municipal de Caminha uma vez que, sem o transporte que foi disponibilizado, não seria possível realizar esta visita de estudo.
Para ver o álbum fotográfico completo, clique aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão