Projeto “rato da biblioteca” da Fundação Vox Populi - Lampreia do Rio Minho

No âmbito do Projeto “rato da biblioteca” da Fundação Vox Populi” o Jardim de Infância de Caminha decidiu trabalhar o tema “A lampreia do Rio Minho”.

O objetivo deste projeto ”Rato da Biblioteca” é continuar a divulgar e incentivar o uso dos Estudos de Pesquisa nas escolas portuguesas, como instrumento pedagógico para incrementar a literacia, e como forma de aumentar os conhecimentos, a capacidade de interpretação dos mesmos e a tomada de consciência e mudança de atitude dos alunos. Em última análise, como forma de desenvolver o sentido de cidadania dos jovens portugueses, através da consciencialização para as realidades envolventes, e da mudança de atitude que esse conhecimento pode implicar. 


Muitas foram as etapas desenvolvidas até chegar ao culminar do nosso projeto. Os meninos conheceram a anatomia da lampreia, onde nasce a lampreia e para onde vai, os instrumentos de pesca, as regras de pesca, os períodos dedicados à atividade, os aspetos relacionados com o arranjo e o temperar da lampreia até ao cozinhar e degustar da lampreia. Foi ainda realizada a comparação do ciclóstomo com o meixão ficando a conhecer o ciclo de vida de cada espécie. Foi sem dúvida um projeto que entusiasmou as crianças e as educadoras. Toda a comunidade educativa esteve envolvida. Agradecemos ao Aquamuseu na pessoa do Biólogo Carlos Antunes, ao Sr. Comandante da capitania, Sr, Presidente da Camara Municipal, Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Caminha e de Vilarelho e aos responsáveis pela Fundação Vox Populi por todo o apoio ao longo do projeto. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão