EB1 de Vilarelho ::: Uma caminhada pela nossa freguesia

No cumprimento do programa de Estudo do Meio (A Natureza que nos envolve) e de Educação Físca (percursos pela Natureza - o exercício e a saúde), no último dia de aulas do segundo período, dia 20 de março de 2015, durante a manhã, fizemos uma caminhada pela nossa freguesia.
Sendo a nossa escola uma Eco-Escola, é para nós muito importante uma contacto próximo com a Natureza que nos rodeia, com a diversidade florestal existente, com as espécies da fauna e flora e com o estado de limpeza e organização em que se encontra o monte.
Ao longo da caminhada foi-nos possível, a partir do miradouro da Fraga, observar o estuário do rio Minho e a sua foz. Observámos ainda a mata nacional do Camarido, mandada plantar por D. Dinis para proteger os terrenos agrícolas da erosão marítima. D. Dinis mandou ainda aumentar as muralhas e construir mais duas torres em Caminha, elevando para treze o seu número (dez torres e três portas - a do Sol, a Nova e do Marques). A 24 de julho de 1284, D. Dinis outorgou aos habitantes do concelho a primeira Carta Foral.
Em todo o momento, a nossa caminhada falou-nos da beleza do nosso concelho, beleza essa que contribui para a nossa saúde e felicidade, e que deve merecer o nosso esforço e atenção para a sua preservação.
Esta imagem, captada já muito perto da nossa escola (junto ao Côto da Pena, onde existe um castro - ruínas ou restos arqueológicos de um tipo de povoado da Idade do Cobre e da Idade do Ferro característico das montanhas do noroeste da Península Ibérica, na Europa), mostra bem o fantástico espaço em que vivemos e de que de todos nós depende a sua preservação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão